13.2.07

Europan 9




Pois é, também o Concurso Europan entrou na via da Sustentabilidade.

A Edição 9, iniciada a 5 de Fevereiro, é dedicada à Cidade Sustentável e aos Novos Espaços Públicos.
Urbanidade, Espaço Público e Mobilidade são os tópicos dos trabalhos a desenvolver por jovens arquitectos com menos de 40 anos.
Esta é sem dúvida uma oportunidade para dar vida nova aos espaços "esquecidos?" de algumas das áreas suburbanas das grandes cidades, e para se propôr aquela qualidade de vida de que tanto se fala e se almeja.

Em Portugal as áreas de trabalho propostas a Concurso integram-se nas zonad de Loures, Odivelas e Santo Tirso.

Bom trabalho!

8.2.07

ARX Portugal na via da Sustentabilidade



O Atelier ARX Portugal, dos irmãos Nuno Mateus e José Mateus, venceu o concurso, internacional, de ideias para um edifício de escritórios no Parque das Nações.

A dupla de arquitectos apostou num edifício bioclimático, intimamente ralacionado com a natureza, desde a sua forma, que se assemelha ao tronco de uma árvore, com aberturas que permitem um maior diálogo com o espaço envolvente, até à recolha das águas pluviais, reutilizadas na rega dos espaços verdes integrados e nos autoclismos sanitários.

Quanto ao revestimento da fachada ser em granito negro para contribuir para o aquecimento do edifício, espero sinceramente que isso seja controlado, e uma vez que está prevista a instalação de painéis fotovoltaicos, estes, a meu ver, deviam ser parte primordial do desenho arquitectónico, desde o primeiro esquiço.
Talvez se o granito tivesse sido substituido pelos painéis ou paredes de trombe teria o mesmo efeito de caixa negra e assim os painéis não teriam de ser colocados a posteriori...