8.2.07

ARX Portugal na via da Sustentabilidade



O Atelier ARX Portugal, dos irmãos Nuno Mateus e José Mateus, venceu o concurso, internacional, de ideias para um edifício de escritórios no Parque das Nações.

A dupla de arquitectos apostou num edifício bioclimático, intimamente ralacionado com a natureza, desde a sua forma, que se assemelha ao tronco de uma árvore, com aberturas que permitem um maior diálogo com o espaço envolvente, até à recolha das águas pluviais, reutilizadas na rega dos espaços verdes integrados e nos autoclismos sanitários.

Quanto ao revestimento da fachada ser em granito negro para contribuir para o aquecimento do edifício, espero sinceramente que isso seja controlado, e uma vez que está prevista a instalação de painéis fotovoltaicos, estes, a meu ver, deviam ser parte primordial do desenho arquitectónico, desde o primeiro esquiço.
Talvez se o granito tivesse sido substituido pelos painéis ou paredes de trombe teria o mesmo efeito de caixa negra e assim os painéis não teriam de ser colocados a posteriori...

2 comentários:

Unknown disse...

A ideia do revestimento ser negro é o uso de um dupla fachada, ao criar o aquecimento do ar vão existir correntes que se criam e são usadas para arrefecer o edificio muito a semelhança do processo da parede de trombe. o edificio não vai ter ar condicionado.

Susana disse...

Fantástico, então!